Apresentação



Bons tira-gostos, com preços acessíveis, para dividir com os amigos. Atendimento informal sem que o profissionalismo seja comprometido. Estabelecimentos muitas vezes gerenciados em família, com o proprietário sempre ali. Ambiente descontraído, bem integrado com a vizinhança e repletos de gente feliz. Os botecos do Brasil estão aí para provar que é possível comer bem sem complicação. O concurso Comida di Buteco ajuda a divulgar esse delicioso universo.
Os melhores botecos do Brasil
Em 2012, o Comida di Buteco será realizado, simultaneamente, a partir do dia 13 de abril, em 15 cidades: Belém, Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, Goiânia, Ipatinga, Juiz de Fora , Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro,  Salvador, São José do Rio Preto e Uberlândia.
A décima sexta cidade é São Paulo. A primeira edição na capital paulista acontece em data especial: de 1º de junho a 1º de julho.
Cerca de 400 botecos vão participar em todo o Brasil. Em Minas Gerais, o queijo será tema para os tira-gostos criados pelos donos de botecos. Em Goiânia, os ingredientes são o barú, a gueroba e o milho. Nas demais cidades, o tema será livre.




CIDADES PARTICIPANTES




História: 12 anos nos botecos do Brasil

"Há séculos, o boteco faz parte da paisagem de nossas cidades. Mas por ser um espaço de comércio popular, não despertava a atenção necessária e, portanto, vivia à margem da sociedade. Quando o Comida di Buteco começou em Belo Horizonte, foi como se colocássemos um holofote sobre toda a riqueza da culinária de raiz da nossa região e destes estabelecimentos que tem, em sua maioria, uma história familiar por trás. Isso mudou a forma como as pessoas viam o boteco, e, junto a esse carinho para o qual a população se despertou, os estabelecimentos também tiveram a oportunidade de se profissionalizar e de se tornar sustentável, sem deixar de lado sua essência."
                                                                                                                 Eduardo Maya



1999 - Eduardo Maya, apaixonado por culinária de raiz, apresenta um projeto à Rádio Gerais FM, onde tinha um programa de gastronomia. Sua ideia era criar um concurso entre botecos de Belo Horizonte para estimular a inovação nas receitas dos estabelecimentos. A proposta  ganhou a adesão de João Guimarães – proprietário da emissora na época – e de Maria Eulália Araújo – então diretora-executiva da rádio – que, imediatamente, sugeriu o nome do evento: Comida di Buteco.

2000 - Primeira edição do Comida di Buteco, com 10 botecos participantes. Logo no ano de inauguração o concurso conquistou público e crítica.

2005 - Em 2005, com o fim da Rádio Geraes FM, o concurso se tornou independente, com Eduardo e Maria Eulália à frente. O Comida di Buteco já era o maior concurso do gênero do Brasil.

2007 - O Comida di Buteco é citado no New York Times. Os gringos se rendem ao sabor dos botecos de Belo Horizonte.

2008 - Os executivos Ronaldo Perri e Flávia Rocha se associam ao Comida di Buteco e dão andamento ao processo de expansão para outras cidades. Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador entram no concurso.

2010 - Mais cidades participam: Ipatinga, Montes Claros, Poços de Caldas, Uberlândia, todas no interior de Minas Gerais, além de Campinas, Ribeirão Preto e Rio Preto, no interior paulista.

2011- Outros quatro municípios passaram a sediar o concurso: Belém,  Fortaleza, Juiz de Fora e Manaus

2012 - O Comida di Buteco chega a São Paulo, maior cidade do Brasil, com 50 botecos participantes





ALGUNS VENCEDORES DAS EDIÇÕES ANTERIORES



BELÉM / PA

BELO HORIZONTE / MG


Rio de janeiro


IPATINGA / MG


DIAMANTINA / MG



Mais informações no Site: http://www.comidadibuteco.com.br/
e veja o resultado. 






Categories:

Leave a Reply