Rugby no Brasil
Apesar da propagação do futebol ser mais bem sucedida, ao final do século XIX e início do XX, o rugby era tão popular entre os membros da elite quanto o futebol. Isso foi verdadeiro em diferentes países, bem como no Brasil. Esse intercâmbio cultural com a principal potência econômica e militar da época foi o que permitiu a chegada do rugby no Brasil.
Apesar de ter uma história longa, o esporte no país nunca conseguiu resultados expressivo internacionalmente, além de torneios sul-americanos femininos, nem mesmo uma classificação para a Copa do Mundo de Rugby. Ainda assim, por receber os Jogos Olímpicos de Verão de 2016 no Rio de Janeiro, quando o rugby voltará a essa competição, o Brasil já está automaticamente classificado.
Seleção brasileira disputando o Mundial em 2010. |
Hoje em dia no Brasil, o Rugby está presente em 13 estados da federação, havendo inclusive campeonatos e estaduais e nacionais que ja contam com uma certa tradição . Nos últimos tempos, um forte investimento vem sendo feito no esporte, que conta com equipes tanto masculina quanto feminina, que aliais são as atuas campeãs sul-america e maior potência na América litina.
O Brasil visto de fora
Embora seja um esporte em franco crescimento em território nacional, nos países da europa tais como França, Inglaterra e Escócia são considerado potencias mundias juntamento com alguns países da ásia e da áfrica esse desporto ja é bastante praticado por pessoas de todas as idades, fazendo o esporte muito popular.
Em virtude desse fato, o Brasil que embora tenha uma seleção nacional e uma confederação de rugby, não tem a estrutura nem o apoio que esses países tem, e isso reflete na sua visão para o restante do mundo, assim o Brasil aparece no grupo denominado third tier que serio o último escalão do esporte .
logo da Confederação Brasileira de Rugby. |
Categories:
Esportes