A música sertaneja teve suas origens como um canto de um povo do interior, que tinha um estilo próprio sua regionalidade.
Ela sobreviveu com características regionais, onde se utilizavam em grande escala a viola caipira e a junção de duas vozes que se uniam.
Várias duplas se mantiveram no cenário sertanejo antigo como Milionário e José Rico, Tonico e Tinoco, Zé Fortuna e Pitangueira, Chico Rey e Paraná, Mato Grosso e Matias e vários outros.
Agora testemunhamos a época do sertanejo universitário, que começou com a dupla João Bosco e Vinícius, que passaram então a cantar suas músicas regionais de forma mais rápida, criando assim o estilo sertanejo universitário, destacando-se a valorização do acústico. Essa variação de estilo passou a ter mais aceitação com o aumento da popularidade da dupla sertaneja César Menotti e Fabiano.
Algumas duplas fazem questão de serem rotuladas como sendo de sertanejo universitário. Entretanto é importante observar que o sertanejo universitário não é um gênero diferente, mas apenas uma variação do sertanejo clássico.
Em geral, o sertanejo universitário destaca-se pelas músicas empolgantes, de fácil memorização e bastante interação com o público. Quase sempre, as músicas são tocadas em versões “pseudo-acústicas” (já que na prática, a versão acústica não é levada ao pé da letra) e quase sempre os CDs são shows ao vivo, com uma participação relevante do público.
É importante reparar que características do sertanejo universitário, já eram fatores marcantes na dupla sertaneja Bruno e Marrone alguns anos atrás.
Nossa teoria é que grande parte do sucesso do sertanejo universitário deve-se por influência das mídias, principalmente televisão, onde em alguns casos (como novelas, por exemplo) exploram abertamente o estilo.
Seguem nesse nicho os cantores Michel Telo, Gusttavo Lima, Luan Santana e muitos outros.
Ter mídias exaltando o estilo sertanejo universitário contribui para o aumento na busca por produtos e lazer relacionados ao estilo.
Você pode ver essa influência claramente no vestuário das pessoas e valorização de festas e shows de sertanejo universitário.
Antes de mais nada, feliz 2012 musical a todos que aqui frequentam, que seja um ano muito bom pra todos nós, independente do estilo que faz “vibrar” seus ouvidos.
Categories:
Música